Pretendo tornar esse espaço, um local para receber, armazenar
e compartilhar material para ajudar o nosso trabalho.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

OfficeACS para e-SUS

     Finalmente, após vários meses de trabalho, está pronta a nova versão do OfficeACS para uso com o novo sistema do Ministério da Saúde, o e-SUS.
     Foi criado um complemento chamado Assistente para cadastro do e-SUS - Agente Comunitário de Saúde ou simplesmente: AeSUSACS e foram feitas mudanças no CDACS V1.1 para o registro das visitas.  Além de outras mudanças que tornaram o OfficeACS mais útil e prático.
    Veja abaixo um resumo das mudanças:

AeSUS-ACS - Assistente para cadastro do e-SUS


      O Assistente para cadastro do e-SUS tem várias semelhanças com o sistema de Cadastro da Atenção Básica do e-SUS. Essas semelhanças foram feitas para facilitar, já que o ACS poderá usar ambos em algum momento, pois o AeSUSACS não substitui nem interage diretamente com o sistema informatizado do Ministério da Saúde, isto é, não é possível importar/exportar os dados do AeSUSACS para o e-SUS e vice-versa. O objetivo do AeSUS é facilitar o trabalho do ACS no preenchimento das fichas de cadastro do e-SUS. Veja algumas de suas vantagens:
  • Nas fichas de cadastro são necessárias consultas a tabelas de Ocupações, País de nascimento, Município e UF de nascimento e Povo/Comunidade. No AeSUSACS as opções aparecem numa lista suspensa para escolher (Ocupações) ou aparecem a medida que você começa a digitar (demais).
  • Uma infinidade de repetições de informações não serão mais necessárias. Para você ter uma idéia, em uma microárea com 501 pessoas, considerando uma média de apenas 3 pessoas por família (167 famílias), seria necessário escrever 1837 números de CNS (por família seriam 2 no Cadastro Domiciliar, 2 no cadastro individual do responsável e 3 no Cadastro Individual das outras 2 pessoas). Já no AeSUSACS você digitará o seu CNS e o de cada pessoa, nesse caso seria um total de 502 digitações. Da mesma forma, as informações da Unidade, Equipe e Agente, Município, UF que teriam que ser escritas em cada ficha (668 vezes), será digitada somente uma vez no AeSUSACS. O nome, tipo e CEP dos logradouros da microárea também serão digitados só uma vez e bastará escolher o nome do logradouro em uma lista na hora de informar o endereço do domicílio.
  • O tamanho das letras, o uso de listas suspensas e a divisão em mais de um formulário no AeSUSACS tornam os formulários mais "limpos" visualmente e mais fáceis de preencher. As dicas nos campos também ajudam o preenchimento.
  • Nas fichas é necessário marcar os campos "Não", no AeSUSACS as caixas de seleção desmarcadas serão entendidas como "Não", poupando trabalho.
    As fichas que são preenchidas pelo AeSUSACS (Ficha de Cadastro Domiciliar, Ficha de Cadastro Individual, Questionário Auto-referido) podem ser imprimidas diretamente através do seu computador ou podem ser exportadas para impressão em outra máquina (da Unidade, por exemplo). Da mesma forma com as Fichas de Visita Domiciliar no CDACS V4.1. Elas seguem o mesmo modelo fornecido no manual do Manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada - CDS.
    No Formulário Núcleo Familiar você vê a formação do núcleo familiar e escolhe ou muda o responsável.
    A escolha de um responsável pela família (representante) agora é indispensável para o e-SUS. Não pode haver mais de um e nem família sem responsável. Para ajudar nisso, foi criado um recurso que informa se há erros nas escolhas dos responsáveis e permite corrigí-los facilmente.

 

CDACS V4.1


Novo Painel de Controle de Visitas


    As principais mudanças foram realizadas no Painel de Controle de Visitas.
    Era possível ordenar as pessoas por famílias, mas não havia uma forma de ver toda a família de uma vez. Agora é possível ver um resumo de toda a família, a última visita de cada pessoa e quais pessoas necessitam de acompanhamento (se há hipertensos, gestantes, crianças menores de 1 anos, etc.).
    Ele mostra estatísticas de visitas feitas à pessoa no mês, ano e total.
    Recebeu um campo para informar/editar o número da CNS da pessoa.
    O registro da visita agora segue o padrão e-SUS onde é informada a data, a ordem, o motivo e o desfecho da visita. Apenas essas informações são suficientes para o preenchimento da Ficha de Visita Domiciliar. Se o cadastro está completo, não é necessário informar CNS da pessoa, família, data de nascimento, informações da unidade, equipe e agente. Tudo isso é informado apenas uma vez no AeSUSACS.
    Após o registro das visitas, é possível criar vários relatórios, de acordo com a maneira que você pretende trabalhar:

  • Pode visualizar/imprimir/exportar a Ficha de Visita Domiciliar completamente preenchida (máximo 2 folhas = 20 visitas/dia)
  • Pode ver uma lista com família, nome e endereço das pessoas visitadas no dia informado.
  • Pode ver as visitas em um formulário que facilita o preenchimento manual da Ficha de Visita Domiciliar.
  • Pode visualizar/imprimir/exportar um relatório de visitas dentro de um período de tempo a sua escolha.
         Os botões que abrem os formulários de acompanhamento ficam em destaque quando a pessoa precisa ser acompanhada. Por exemplo: quando uma mulher é marcada como gestante, o botão GES fica destacado.

Novo Formulário Espelho de Vacinas


    O Formulário Espelho de Vacinas está atualizado pelo esquema atual do Ministério da Saúde e recebeu modificações que o tornaram ainda melhor: Na primeira dose de cada vacina há um texto cinza que informa quando ela deve ser aplicada; depois que você colocar a primeira data essa informação some e o campo da próxima dose mostrará a data em que essa deverá ser aplicada. Lembrando que você pode visualizar/imprimir, para cada vacina, um relatório informando quais as crianças que deveriam recebe-la e também é possível imprimir os espelhos de vacina.

Relatório Famílias por Rua


    Foi acrescentado mais um relatório: a Relação de Famílias por Rua e o Assistente de relatórios ganhou um botão no Menu Principal, onde ficava o botão SSA2.

Editor/Atualizador de Ruas


    Foi criado um editor/atualizador de ruas que permite subtituir o nome das ruas no Formulário Dados da Equipe e em todos os endereços já salvos de uma só vez.


Editor de Pessoas


    Foi criado um editor de pessoas para que o nome da pessoa possa ser editado sem perda de acesso aos dados dos formulários de acompanhamento.


Como adquirir


Para novos clientes


O preço permanece o mesmo da versão anterior: R$50,00

     Envie um email para acsfernandohms@hotmail.com informando o interesse no programa , eu enviarei o formulário de inscrição e tirarei qualquer dúvida

Para atuais clientes do CDACS V3, clientes OfficeACS e clientes divulgadores do programa


Há promoções. Enviem email solicitando informações.


2 comentários:

  1. Boa noite ,gostaria de saber se esse aplicativo só pode ser baixado em um PC ou pode em outro local ,com tablet e outros e também se só pode baixar uma vez .

    ResponderExcluir
  2. ola colega ainda aguardando respostas ok. zzzzzzzzz

    ResponderExcluir